O que é um AIT? Parente do AVC?

Ataque isquêmico transitório, ou AIT, é uma bandeira de alerta para o AVC. Mas que nome complicado! Vamos traduzir: o que  é isquêmico? Quer dizer que faltou sangue e oxigênio em algum lugar (neste caso, lugar do cérebro). E transitório? Significa que foi temporário, ou seja, que houve uma melhora completa em menos de um dia.

Precisamos pensar no AIT e no AVC com a mesma urgência que pensamos no infarto do coraçao (pois nos dois casos está faltando sangue e oxigenio para um tecido muito importante do corpo).

Um ataque isquêmico transitório (AIT) causa sintomas semelhantes a um acidente vascular cerebral (AVC). Algumas pessoas chamam um AIT de uma “ameaça de AVC” ou um “mini AVC”. No caso do AIT, os sintomas vão melhorar completamente dentro de 24 horas (enquanto em um acidente vascular cerebral (AVC), os sintomas geralmente são mais duradouros). A causa mais comum é um coágulo sanguíneo minúsculo em um vaso sanguíneo no cérebro.

São sintomas que sugerem o risco de AIT ou AVC:

– Fraqueza ou descoordenaçao da mao, braço ou perna.

– Dificuldades na fala

– Dificuldades em engolir

– Formigamento ou agulhadas em uma parte ou metade do corpo

– Perda temporária da visao, ou visao dupla

*entre outros*

Chame a emergência se você ou uma pessoa próxima tem sintomas que te pareçam um AVC. Aja rapidamente. Enquanto o problema acontece, até que ele melhore, como não temos bola de cristal nao podemos precisar quanto tempo demorará para melhorar, precisamos considerar que é um potencial AVC.

É importante que você não espere muito para ver se os sintomas melhoram por conta própria. Na dúvida, vá até uma emergência. Se seus sintomas melhoraram rapidamente e completamente em poucos minutos, ainda assim você precisa providenciar para consultar-se com seu médico com urgência para novas investigações e tratamento.

O AIT é composto de um conjunto de sintomas que dura pouco tempo e ocorre por causa de uma falta temporária de sangue para uma parte do cérebro.

Existem diversas situações da circulação sanguínea que podem gerar um AIT. Vamos falar da causa mais comum que é a formaçao de um coágulo pequeno em um vaso sanguineo do cérebro. Por que é que isso acontece??

– As plaquetas são partículas do sangue que ajudam na cicatrizaçao quando necessário.

– Ateromas sao acúmulos de gorduras que se desenvolvem por dentro das artérias

Algumas vezes, as plaquetas se juntam com uma placa de gordura e formam um coágulo. Um local comum de isso acontecer é na carótida, aquela artéria grande que leva sangue para a cabeça. Existem alguns problemas no coraçao que também podem gerar um coágulo, como no caso da arritmia chamada fibrilação atrial.

Bom, existem várias causas. Nao vai ser possível falar de todas elas. Mas o mais importante aqui é lembrar que ISSO é uma EMERGÊNCIA médica. Não pode ser ignorado, nao dá para contar com a sorte. Precisa de investigaçao. Ah, sim, aquelas medidas velhas conhecidas de estilo de vida saudável ajudam, e muito, na prevençao de AITs e também AVCs, ok?

Quanto mais pessoas conhecerem os sintomas, mais chances temos de salvar vidas e evitar sequelas graves. Conte para seus familiares!