Sua cia para explicar os mistérios da neurologia

O que trata um Neurologista?

Resposta: doenças do sistema nervoso.

Pois é, mas dá para ser mais específico?

Sim!

Frequentemente, seja dentro ou fora do consultório, encontramos pessoas com dúvidas sobre o que um neurologista trata, ou mesmo o que são determinadas doenças neurológicas menos conhecidas.

Como o sistema nervoso possui partes maiores (como o próprio cérebro) e outras muito pequenas, microscópicas (como o final dos ramos dos nervos), o seu funcionamento é bastante complexo, espalhado por todo o corpo, e sujeito a modificações / doenças igualmente complexas.

Por isso, um neurologista aprende na residência por pelo menos mais 3 anos depois de estar formado médico pela faculdade de 6 anos, e deve continuar estudando enquanto estiver atuando, né?

Então, mas a Neurologia não precisa ser um bicho de sete cabeças (afinal, só uma cabeça já dá bastante trabalho de estudar!). Com o #NeuroTraduz, queremos trazer para a linguagem do dia-a-dia os fenômenos e as doenças neurológicas.

Vamos falar de doenças “famosas” como Alzheimer, Meningite, Parkinson, Epilepsia…. mas também vamos apresentar doenças menos conhecidas como Paralisia de Bell, Charcot-Marie-Tooth, Demência de Pick…

Por quê? Porque estamos na era do conhecimento, da informação. Quando dirigimos um carro, aprendemos pelo menos o básico do funcionamento de seu motor e em que momento devemos leva-lo a oficina, né? Então, com todo respeito na comparação, precisamos espalhar conhecimento para que a conversa fique mais fluida e tranquila entre o médico e o paciente. Precisamos que todo mundo conheça um pouco mais de neurologia, para melhorar o nosso cuidado.

Combinado? Vamos nos encontrar no hashtag #NeuroTraduz – seja pelo nosso site ou na nossa página do Facebook!